31/12/2010

Portugal comemora Ano Internacional das Florestas em 2011


O Secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro, reuniu com o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixador Fernando Andresen Guimarães, com o objectivos de planear as comemorações do Ano Internacional das Florestas, a celebrar em 2011.

Portugal irá comemorar o Ano Internacional das Florestal (AIF), em 2011, e a Comissão Nacional da UNESCO é a entidade responsável pela dinamização, em articulação com a Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Tendo em conta que o conjunto dos espaços florestais, como florestas e matos, ocupa a maior parte do território, cerca de 59 por cento, é urgente sensibilizar as populações para a importância desta riqueza.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), adoptou a Resolução A/RES/61/93 em 20 de Dezembro, declarando o ano de 2011 como o AIF. Actividades em apoios ao ano internacional terão como foco a promoção do desenvolvimento sustentável, a conservação, o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a sensibilização da população para o papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

O Ano Internacional das Florestas tem como principal objectivo mobilizar a comunidade mundial para assegurar que as florestas são geridas de modo sustentável para as gerações actuais e futuras.

Fonte: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas