07/12/2010

Associação de Defesa da Praia da Madalena ao serviço da Madalena e dos Gaienses comemora hoje o seu 21º aniversário

Nota de Redacção

A Associação de Defesa da Praia da Madalena - ADPM, Vila Nova de Gaia, comemora hoje o seu 21º aniversário, cujo os seus objectivos estatutários visam intervir na defesa do património natural que constitui a Praia da Madalena, na defesa do ambiente, em geral.
Nesse sentido queremos juntos de todos os Madalenenses e Gaienses em geral felicitar os Sócios Fundadores desta Associação - Sr. Fernando Ribeiro, Sr. João Duarte, Sr. Albino Nito, que muito contribuíram para a Defesa do Ambiente e dos interesses estatutários desta Associação.
Queremos ainda aproveitar para continuar a divulgar o serviço “SOS AMBIENTE”, destinado a receber denúncias de situações que violem a legislação ambiental, quer ao nivel de participação ambiental, quer urbanística do Concelho de Vila Nova de Gaia, entre outros Concelhos.
Para esse efeito basta endereçar uma carta com a situação que pretende denunciar e respectiva localização, sempre que possível acompanhada com fotografias, para a Sede da ADPM, A/C SOS Ambiente - sita na Rua António Francisco de Sousa nº 491 – Madalena – 4405-726 Vila Nova de Gaia. E-Mail: adpmadalenavng@gmail.com, www.adpmadalena.com
A partir do momento em que é recebida denúncia e após analisar as informações enviadas, e se necessário complementá-las, de forma a determinar se houve ou não infracção, o serviço “SOS Ambiente” procura utilizar os instrumentos jurídicos ao dispor das Organizações Não Governamentais de Ambiente para prevenir ou tentar solucionar danos ao ambiente e ao ordenamento do território.
Alguns exemplos de infracção ambiental: lançamento de efluentes sem tratamento; queimas de resíduos a céu aberto; depósitos de resíduos perigosos, etc...
Continuamos com a campanha de angariação de novos associados, estando estes isentos de jóia se realizarem a sua inscrição através da nossa homepage, é certo que os tempos que se vivemos são de contenção de despesas, mas apelamos a todos os interessados que apoiem esta causa.
Queremos ainda publicamente agradecer todos os apoios que temos recebido da Câmara Municipal de Gaia – Pelouro do Ambiente, Junta de Freguesia da Madalena, Agência Portuguesa do Ambiente, GEOTA, Corporações de Bombeiros, Escolas, entre outras Instituições.
È o futuro que temos de defender por isso contamos com o apoio de todos, para a realização de grupos de trabalho: educação ambiental, ordenamento território, jurídico, formação, administrativo.
Desejamos a todos um Natal mais verde, por um melhor ambiente!

A Direcção da ADPM